Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Programa VLibras pode ser utilizado tanto nos computadores pessoais quanto em sistemas móveis.

O portal da Câmara Municipal de Tabapuã passa a oferecer mais uma ferramenta para aperfeiçoar e melhorar o diálogo com a população. A partir de agora, o site também está disponível na versão em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

A implantação do sistema segue orientação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

O acesso é feito por meio do programa VLibras, desenvolvido em parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O VLibras pode ser utilizado tanto nos sistemas de computadores pessoais (Windows, MAC) quanto em dispositivos móveis (smartphones e tablets com Android e IOS). É possível também escolher a utilização do programa pelo seu navegador de internet preferido.

O sistema é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo).

Como baixar

Para baixar o VLibras, acesse o site da Câmara de Tabapuã (www.camaratabapua.sp.gov.br) e em seguida, acesse o tópico “Links Rápido” e posteriormente “Versão em Libras”.

Após, o usuário poderá escolher qual a plataforma adequada para a utilização do VLibras. O acesso também pode ser feito pelo aplicativo oficial da Câmara.

Libras

Libras - Linguagem Brasileira de Sinais - é um conjunto de formas gestuais utilizadas por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

A Libras é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, evitando o uso do "Português sinalizado".