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Vereadores analisaram três proposituras na 18ª Sessão Ordinária

Os vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã analisaram três proposituras na 18ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na noite de 18 de novembro.  

A primeira foi o VETO TOTAL emitido pelo Executivo ao Projeto de Lei Ordinária 07/2025, de 18 de junho de 2025, que “Altera a Lei nº 1.807, de 02 de setembro de 2003, que autoriza o Poder Executivo a implantar pedágio municipal, e suas alterações, para permitir o pagamento da tarifa por PIX, cartão de crédito/débito ou sistema de pagamento automático via chip”. A matéria foi aprovada pela maioria e, portanto, o PL foi rejeitado.

A segunda foi o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 018/2025, de 14 de novembro de 2025, que “Inclui no Setor 5 do Anexo I, na planta genérica de valores do Município de Tabapuã, contida na Lei Complementar n°. 104/2025, de 25 de outubro de 2013, a área que especifica, denominado Sitio São Sebastião”. 

O PLC foi encaminhado pelo Executivo sem o Requerimento de Dispensa das Comissões Permanentes, e será analisado pelos vereadores que fazem parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução n°. 09/2025, de 14 de novembro de 2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que “Dispõe sobre a baixa e transferência de bens permanentes ao Poder Executivo, na forma que especifica". 

Sessão Extraordinária 

No dia 13 de novembro, a Câmara realizou sua 5ª Sessão Extraordinária do ano, com a aprovação por unanimidade de cinco proposituras: 

Autoria do Executivo

Projeto de Lei Ordinária 31/2025, de 11/11/2025, que “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no Orçamento do Município de Tabapuã, para atendimento de despesas com ações na área da Saúde, com recursos financeiros transferidos pelo Governo Estadual”; 

Projeto de Lei Ordinária 32/2025, de 11/11/2025, que “Altera o artigo 2° da Lei n°. 2.331, de 24 de novembro de 2.011 e dá outras providencias”. 

Autoria do Legislativo

Projeto de Lei Ordinária 09/2025, de 10/11/2025, que “Institui o Sistema de Controle Interno do Poder Legislativo de Tabapuã e dá outras providências"; 

Projeto de Resolução 07/2025, de 10/11/2025, que “Regulamenta a realização de viagens a Brasília por vereadores, visando a obtenção de recursos decorrentes de transferências voluntarias da União ao Município de Tabapuã”; 

Projeto de Resolução 08/2025, de 10/11/2025, que “Dispõe sobre a regulamentação do acesso a informações previsto na Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providencias”;

Próxima 

A próxima Sessão Ordinária - última do ano - será em 2 de dezembro, a partir das 18 horas.

Câmara aprova PL do Executivo na 17ª Sessão Ordinária de 2025

Os vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã aprovaram, por unanimidade, um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, durante a 17ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na noite de 4 de novembro. 

O Projeto de Lei Ordinária 30/2025, datado de 30 de outubro de 2025, autoriza o Executivo Municipal a efetuar o parcelamento e reparcelamento de débitos previdenciários e de precatórios. 

Essa medida se alinha com as novas regras estabelecidas pela Emenda Constitucional nº 136, promulgada em 09 de setembro de 2025, que visa reorganizar a gestão das dívidas públicas. 

A aprovação do PL significa que a Prefeitura de Tabapuã poderá regularizar sua situação fiscal ao aderir ao novo regime especial de parcelamento. Isso inclui, por exemplo, o potencial de parcelar dívidas previdenciárias vencidas em até 300 prestações, conforme previsto na legislação federal.

Requerimentos e Indicações 

Durante a mesma sessão, foram também aprovados:

Seis (6) Requerimentos de Informação;
Seis (6) Indicações ao Executivo. 

Próxima Sessão Ordinária 

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tabapuã está agendada para o dia 18 de novembro, com início previsto para as 18 horas.

Plano Plurianual é aprovado e define investimentos para o período 2026-2029

A Câmara Municipal de Tabapuã aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 023/2025 que institui o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029 durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada na noite de 21 de outubro.

O PPA, principal instrumento de planejamento de médio prazo, estabelece as diretrizes, objetivos e metas que orientarão os investimentos e as ações do governo para os próximos quatro anos. 

A aprovação representa o fechamento de um ciclo de debates e audiências públicas, onde a população e diversos setores da sociedade tiveram a oportunidade de contribuir com as prioridades do município. 

A proposta aprovada prevê um orçamento que alinha as ações do Poder Executivo e Legislativo. Para o período, a projeção de receita municipal indica um crescimento no final de 2029. 

Entre as principais áreas de investimento destacadas no novo PPA, estão: 

Infraestrutura Urbana: Prioridade para obras de mobilidade, pavimentação e ampliação da rede de saneamento básico. 

Saúde e Educação: Fortalecimento da atenção básica e a construção/reforma de unidades de ensino e saúde, garantindo a qualidade dos serviços públicos essenciais. 

Sustentabilidade: Programas voltados para o desenvolvimento sustentável, incluindo ações de preservação ambiental e incentivo a novas tecnologias. 

Inclusão Social: Foco em programas de transferência de renda e capacitação profissional, visando a redução das desigualdades. 

O Projeto de Lei envolveu a análise de diagnósticos setoriais, consulta ao Programa de Metas Municipal e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Com o PPA 2026-2029 agora aprovado, o próximo passo é a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, em seguida, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que detalharão as despesas anuais com base nas diretrizes do Plano Plurianual. 

Demais

Demais proposituras aprovadas durante a Sessão: 

Autoria do Executivo

Projeto de Lei Complementar nº 015/2025, de 15 de outubro de2025, que "Dispõe sobre criação do cargo de AGENTE DE APOIO ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"; situação: Aprovado por unanimidade; 

Projeto de Lei Complementar nº 017/2025, de 17 de outubro de 2025, que "Dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº. 180, de 26 de janeiro de 2022 e dá outras providências"; situação: Aprovado pela maioria; 

Projeto de Lei nº 028/2025, de 17 de outubro de 2025, que "Dispõe sobre a denominação de vias públicas no Loteamento de Chácaras Sol Nascente, no Município de Tabapuã/SP, e dá outras providências"; situação: Aprovado por unanimidade; 

Projeto de Lei no 029/2025, de 17 de outubro de 2025, que "DISPÕE SOBRE CESSÃO DE USO DE BEM IMÓVEL, A TÍTULO PRECÁRIO E GRATUITO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"; situação: Aprovado por unanimidade; 

Autoria do Legislativo

Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 021, de 12 de setembro de 2025, que "Dispõe sobre a alteração do §3º do Art. 183 da Lei Orgânica do Município de Tabapuã-SP, para tornar obrigatória a instalação de placas inaugurativas em obras"; situação: Aprovado por unanimidade; 

Projeto de Resolução nº. 006, de 17 de outubro de 2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que "Dispõe sobre a reestruturação administrativa da Câmara Municipal de Tabapuã, definindo os órgãos, atribuições, criando e redenominando cargos públicos"; situação: Aprovado por unanimidade; 

Projeto de Lei nº. 08, de 17 de outubro de 2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que "Dispõe sobre a fixação da remuneração dos servidores públicos, da Câmara Municipal de Tabapuã, cria e regulamenta as funções e suas respectivas gratificações e dá outras providências"; situação: Aprovado por unanimidade; 

Requerimentos e Indicações 

No total, foram aprovados ainda quatro Requerimentos de Informação e três Indicações ao Executivo. 

Próxima 

A próxima Sessão Ordinária será no dia 04 de novembro, com início às 18 horas.

Câmara realiza Audiência Pública dia 30 de setembro

A Câmara Municipal de Tabapuã realiza, em 30 de setembro, a partir das 18 horas, Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei nº 023, de 29 de agosto de 2025, que "Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2026/2029 e dá outras providências", em atendimento ao Parágrafo Único do art. 48, da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Clique aqui e confira o Convite da Audiência em PDF