A Câmara Municipal de Tabapuã realiza, no dia 26 de dezembro, Sessão para Renovação da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Serão eleitos o novo Presidente, Vice-Presidente, Secretário e o Suplente de Secretário. A reunião tem início previsto para às 20 horas.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, serão eleitos os candidatos que tiverem mais votos entre os nove parlamentares que pertencem a atual Legislatura.

As inscrições das candidaturas podem ser feitas com 30 minutos de antecedência da Sessão, e qualquer vereador pode concorrer para os cargos em disputa.

O voto é nominal e aberto. As cédulas serão distribuídas aos vereadores, que terão até 3 minutos para efetuar o voto. O parlamentar deve manifestar abertamente quem escolheu identificando o seu nome e do candidato escolhido para o respectivo cargo.

O primeiro a ser eleito será o Presidente. Em seguida, serão realizadas as eleições para os cargos de Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

A leitura do resultado da eleição é feita pelo Presidente, na ordem decrescente de votos. Em caso de empate, será realizado um segundo escrutínio e, persistindo o empate, é proclamado vencedor o candidato mais votado durante as eleições municipais.

Dos membros eleitos da mesa, podem fazer parte de Liderança e de Comissões Permanentes apenas o Vice-Presidente e o Secretário.