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Vereadores aprovam 77 Projetos de Lei em 30 Sessões ao longo de 2022

Balanço de atividades da Câmara Municipal de Tabapuã aponta que os nove vereadores da Casa aprovaram 77 Projetos de Lei (PLs), dez Projetos de Lei Complementares (PLC), cinco Resoluções, 135 Indicações e 42 Requerimentos de Informação ao Executivo em 30 Sessões ao longo de 2022.

Entre os meses de fevereiro e dezembro, foram realizadas 19 Sessões Ordinárias e onze Sessões Extraordinárias. Dentre os PLs aprovados, 53 foram de autoria do Executivo e 24 do Legislativo.

Além de Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos que auxiliam na fiscalização da cidade, os legisladores também aprovaram a liberação de verbas para aplicação em melhorias na infraestrutura do município e investimentos para a saúde e educação.

Todos os documentos estão disponíveis para consulta no site da Câmara.

Recesso Legislativo

A Câmara Municipal de Tabapuã está em recesso de Sessões Ordinárias, com previsão de retorno dos trabalhos parlamentares em fevereiro de 2023. No entanto, neste intervalo, o Executivo pode solicitar abertura do período Legislativo Extraordinário para apreciação de matérias consideradas urgentes.

Saiba mais

 Indicação: é o documento legislativo que tem como objetivo sugerir ao Executivo que adote providências sobre determinado assunto;

Requerimento: é o instrumento legislativo apresentado pelo Vereador ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de exigir informações do Poder Executivo, no prazo máximo de 15 dias, conforme determina a Lei Orgânica Municipal.

Projetos de Lei Complementar: são Propostas de mudanças das leis de código de obras, licenciamento, código tributário municipal, o estatuto dos funcionários públicos, fiscalização entre outros.

Projetos de Lei Ordinária: são Propostas de leis válidas em todo o município.

Projeto de Resolução: Regula internamente a organização da Câmara Municipal, nos aspectos processuais, administrativos, legislativos ou políticos.

Pedro Girotto é eleito presidente da Câmara para o biênio 23/24

Os vereadores da Câmara Municipal de Tabapuã elegeram Pedro Márcio Girotto (União Brasil-SP) como novo presidente da Casa para o biênio 2023/2024. A escolha ocorreu na noite desta segunda-feira (26), na Sessão para Renovação da Mesa Diretora.

O parlamentar recebeu oito dos nove votos possíveis para presidir o Legislativo local.

Para os próximos dois anos, a Mesa Diretora será composta ainda por Bianca Cristina Carlos, que ocupará a Vice-Presidência, Lincoln José Franco, eleito para o cargo de Secretário e Fabrício Montes de Mattos, eleito como Suplente de Secretário.

A nova composição assume no dia 1º de janeiro de 2023. A atual Mesa Diretora, presidida por Fabrício Montes de Mattos, fica no comando da Câmara até 31 de dezembro.

Composição Mesa Diretora – Biênio 2023/2024

Presidente: Pedro Márcio Girotto
Vice-presidente: Bianca Cristina Carlos
Secretário: Lincoln José Franco
Suplente de secretário: Fabrício Montes de Mattos

Câmara realiza Sessão para renovação da Mesa Diretora

A Câmara de Tabapuã realiza no dia 26 de dezembro, às 20 horas, Sessão de Renovação da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 da atual Legislatura. Na ocasião, serão eleitos o novo Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, a escolha é feita por maioria simples de votos, de forma nominal, por meio de cédulas de papel rubricadas pelo atual Presidente e pelo Diretor de Secretaria, além de assinadas pelos vereadores votantes.

As cédulas são distribuídas simultaneamente aos vereadores, que terão três minutos por escrutínio para efetuar o voto. O primeiro a ser eleito é o Presidente, seguindo na ordem a escolha para os cargos de Vice-Presidente, Secretário e Suplente de Secretário.

A leitura dos votos é feita pelo Presidente atual, que deve identificar o vereador votante e sua respectiva escolha. Em caso de empate, será realizado um segundo escrutínio e, persistindo o empate será proclamado vencedor o candidato mais votado na eleição municipal.

Os registros das candidaturas aos cargos da Mesa podem ser feitos com antecedência de 30 minutos do horário de início da Sessão.

O mandato da Mesa tem a duração de dois anos, sem a possibilidade de reeleição. Na sua composição, na Mesa Diretora é assegurada, na medida do possível, a participação proporcional dos partidos com representação na Câmara Municipal.

Câmara aprova contas do Executivo de 2020

A Câmara Municipal de Tabapuã aprovou, por unanimidade, parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) referente às Contas da Prefeitura de Tabapuã do Exercício de 2020.

O Projeto de Decreto Legislativo número 02/2022 foi analisado e discutido durante a 19ª Sessão Ordinária, realizada no dia 5 de dezembro, na Sala de Sessões Dr. José do Valle Pereira.

Trata-se de processo registrado no Tribunal de Contas sob o número nº 3027/989/20-1. O processo está disponível para consulta popular no prédio da Câmara.

Abaixo, segue relação dos Atos Legislativo, Requerimento, Moções, Projetos e Indicações aprovados na última Sessão Ordinária de 2022.

Atos Legislativos

Ato Legislativo nº 07, de 02 de dezembro de 2022

Requerimento

 Requerimento 42/2022

Moções

 Moção 04/2022
 Moção 05/2022
 Moção 06/2022

Projeto de Lei do Executivo

 Projeto de Lei Ordinária 53/2022

Indicações

 Indicação 129/2022
 Indicação 130/2022
 Indicação 131/2022
 Indicação 132/2022
 Indicação 133/2022
 Indicação 134/2022
 Indicação 135/2022

Projetos de Decreto Legislativo

 Projeto de Decreto Legislativo 02/2022

Projeto de Lei Complementar

 Projeto de Lei Complementar 01/2022

Recesso Parlamentar

De 16 de dezembro até 31 de janeiro, a Câmara Municipal de Tabapuã estará em recesso parlamentar.

Neste período, não são realizadas Sessões Ordinárias e os trabalhos do Legislativo ocorrem em âmbito interno. Mesmo em recesso, os vereadores continuam realizando seus atendimentos normalmente.

Nestes dias, de acordo com a Lei Orgânica Municipal (LOM), a Câmara poderá ser convocada extraordinariamente:

  Por um terço dos vereadores, em caso de projeto de relevante e interesse público;
  Pelo prefeito (a), para apreciação de matéria de caráter urgente;
  E em casos mais extremos, como em situação de defesa que atinja todo ou parte do território municipal ou então por solicitação Federal/Estadual;

Não há nenhum prejuízo no atendimento ao público, já que o setor Administrativo da Câmara permanece em funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16 horas, com interrupção para horário de almoço das 11h30 às 13 horas. As Sessões Ordinárias retornam em fevereiro.